(45) 3029-1328

Sole Terapias e Pilates

VOCÊ SABIA QUE SENTIMENTOS APARENTEMENTE SEM SENTIDO PODEM SER EXPLICADOS COM A CONSTELAÇÃO?

VOCÊ SABIA QUE SENTIMENTOS APARENTEMENTE SEM SENTIDO PODEM SER EXPLICADOS COM A CONSTELAÇÃO?

Sabe aquele sentimento que você tem, em algumas horas do dia, ou diante de alguma situação que aparentemente não tem sentido para estar ali? Não há motivo real para tanta tristeza, ou uma situação estressante o bastante que explique o porquê de tanta raiva e mesmo assim, você o sente de forma intensa. Você pode estar assumindo um sentimento/sintoma que não é seu! Na constelação é o que chamamos de: sentimentos adotados. É uma dinâmica básica de adoção de experiências, estados ou tarefas que pertencem a gerações anteriores. Essa dinâmica não se restringe apenas aos sentimentos, mas abarca comportamentos, impulsos e pensamentos. É a dinâmica do “Eu faço isso por você”. Esses sentimentos vêm do sistema familiar e são sentidos pelos filhos ou netos se alguém das gerações anteriores não pode senti-los. Então a pessoa pode sentir uma depressão que surge espontaneamente, e no contexto da anamnese vê-se que um […]

Sabe aquele sentimento que você tem, em algumas horas do dia, ou diante de alguma situação que aparentemente não tem sentido para estar ali? Não há motivo real para tanta tristeza, ou uma situação estressante o bastante que explique o porquê de tanta raiva e mesmo assim, você o sente de forma intensa. Você pode estar assumindo um sentimento/sintoma que não é seu! Na constelação é o que chamamos de: sentimentos adotados.

É uma dinâmica básica de adoção de experiências, estados ou tarefas que pertencem a gerações anteriores. Essa dinâmica não se restringe apenas aos sentimentos, mas abarca comportamentos, impulsos e pensamentos. É a dinâmica do “Eu faço isso por você”.

Esses sentimentos vêm do sistema familiar e são sentidos pelos filhos ou netos se alguém das gerações anteriores não pode senti-los. Então a pessoa pode sentir uma depressão que surge espontaneamente, e no contexto da anamnese vê-se que um irmão ou irmã da mãe morreu cedo e o filho carrega o luto com a mãe. Frequentemente os sentimentos adequados para aquela situação não puderam ser sentidos na época porque não havia espaço para isso ou eram inaceitáveis nessa situação.

A partir daí, essa pessoa pode colocar os sentimentos adotados dentro do contexto e da pessoa a quem pertencem realmente através da técnica da Constelação Sistêmica Familiar. Os sentimentos podem até continuar, mas sabendo que a depressão pertence a mãe ou a agressividade é, um sentimento não vivido pelo pai, a pessoa pode se desapegar aos poucos, sem que ela precise se identificar ou sofrer com isso. Para essa pessoa, há um grande alívio ao escutar que o sentimento é certo, mas não o lugar e a época.

Texto inspirado no livro “Quando fecho os olhos vejo você” de Ursula Franke.

Written by Luana Frasson
Share It

Depoimentos

Veja o que nossos alunos relatam de nossos serviços

black
black
black