(45) 3029-1328

Sole Terapias e Pilates

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR

O que é Constelação Sistêmica Familiar?

Técnica desenvolvida pelo Alemão Bert Hellinger na década de 70. O método permite localizar e solucionar bloqueios emocionais que geram dificuldades pessoais, problemas de relacionamentos tanto de casal quanto familiar, sintomas emocionais, dificuldades financeiras e outros. Durante o tempo de atuação com teólogo, filosofo e terapeuta em uma ação missionária em uma tribo de Zulus, Bert pode observar que padrões de comportamento podem se repetir nas famílias e nos grupos familiares ao longo de gerações.

logo fundo branco (1)

O método consiste na apresentação do problema pelo cliente que podem ser atendidos tanto na Constelação Individual, onde atuam somente o cliente e o terapeuta; e também na Constelação em grupo, onde se criam “esculturas vivas” reconstruindo a família através das pessoas presentes onde há manifestações dos sintomas e sentimentos nos representantes escolhidos.

O Sistema de cada família busca equilíbrio e o fluir do amor, da prosperidade, do respeito, do pertencer, da hierarquia. Quando algum membro desse sistema sai dessas estruturas, alguém da próxima geração busca compensar isso inconscientemente. Por isso, a Constelação é um método de diagnóstico, que reorganiza e reequilibra o sistema que pertencemos.

Como é a constelação individual?

A Constelação Individual trata-se de uma abordagem onde atuam somente o cliente (paciente) e o facilitador (terapeuta), sem a presença de outras pessoas, onde é possível usar diferentes recursos para aplicar a técnica. É uma boa forma de familiarizar o cliente com o método de pensamento sistêmico e tem a vantagem de poder esclarecer outras perguntas após a constelação, além disso, utiliza os mesmos princípios de Bert Hellinger na terapia em grupo. Ela é uma boa opção para os casos em que o cliente tem medo de se expor a um grupo ou em locais em que se há pouco espaço disponível. A base das constelações individuais é o conhecimento dos fatos e das pessoas que pertencem ao sistema do cliente. Neste tipo de trabalho, todo o seu organismo fica em ressonância com os movimentos e recordações do seu campo familiar, e por esse acesso, ele fornece as informações corporais e emocionais precisas. E dessa forma, o facilitador recebe essas informações e verifica hipóteses sobre a causa do sintoma ou problema apresentado. Instrumentos que auxiliam a constelação individual Para sinalizar os lugares dos membros familiares pode-se utilizar papéis ou pedaços de feltro que tenham tamanho o suficiente para que o cliente fique com ambos os pés sobre eles e ainda, é possível utilizar para o mesmo fim, pequenas figuras ou objetos em cima da mesa, como bonecos de playmobil.

Duração:

Geralmente, as sessões podem durar de uma a até duas horas, quando necessário. Se ficar evidente que o cliente precisa de mais tempo para o desenvolvimento do seu problema, pode-se constelar em uma sessão posterior. Dentro do tempo de atendimento serão feitas perguntas relacionadas a descrição do sintoma ou esclarecimento do tema; anamnese familiar; a constelação; e por fim, a conversa posterior e se necessário, um “dever de casa”.

Quantas sessões são necessárias?

Algumas vezes a questão do cliente pode ser resolvida em uma única sessão, ou pode ser que sejam necessárias mais algumas sessões. Quanto a data para a próxima constelação, fica a critério do cliente. Quando sentir a necessidade, ele estará pronto para uma nova sessão, que pode ter o mesmo tema ou algo novo.

Depoimentos

Veja o que nossos alunos relatam de nossos serviços

black
black
black