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Sole Terapias e Pilates

Método S.O.L.E. – Sistema Ontogênico Ligado ao Exercício

Para passarmos uma prescrição de exercícios na forma de tratamento ou de treinamento, temos de levar em conta a ontogenia, que significa “série de transformações sofridas pelo indivíduo, desde a fecundação do óvulo até o completo desenvolvimento do ser”. Dessa forma, para que o tratamento/treinamento seja verdadeiramente individualizado, precisamos levar em consideração todas as transformações sofridas pelo aluno/paciente, bem como todas as adaptações sofridas pelos seres humanos ao longo da história.

O atendimento é individualizado e personalizado, sendo três estúdios de Pilates e um de Treinamento Funcional.

PRINCÍPIOS DO MÉTODO S.O.L.E.

Padrões de Movimento

O ser humano foi “projetado” para executar diversos movimentos, que seguem alguns padrões, sendo que em alguns gestos há uma soma de dois ou mais padrões. Os padrões básicos desenvolvidos pelo homem são: empurrar, puxar, girar, levantar, agachar, caminhar, correr e saltar.

Ativação do Corpo

Compreende exercícios de ativação do Core, alongamentos dinâmicos e de mobilização . O propósito deste fundamento é preparar o corpo (sistema locomotor) para executar a os exercícios propostos.

Treinamento do Core

O Core compreende os músculos da região escápulo-abdomino-lombo-pélvica. Sendo glúteos, assoalho pélvico, multífidos, abdominais (principalmente o Transverso do Abdome) e diafragma os músculos mais importantes dessas estruturas. Seu fortalecimento melhora a estabilidade da coluna vertebral, prevenindo lesões e melhorando a postura.

Postura

Na avaliação Física é possível perceber alguns desvios posturais que são passíveis de correção, bem como dores ou limitações de movimentos causados por esses desvios. Por isso é imprescindível desenvolver a postura ideal, tanto no exercício, quanto em atividades da vida diária ou trabalho, e também na posição de dormir

Desenvolvimento Muscular

Aplicação das melhores técnicas do treinamento desportivo para desenvolver o sistema músculo-esquelético.

(gráficos: pirâmide de evolução e pirâmide de treinamento)

Integração do Corpo

Os padrões de movimento precisam da integração das extremidades (corpo superior e corpo inferior) para serem executados de forma segura e eficaz, exercícios onde há uma transferência de carga ou força de membros inferiores para membros superiores são de suma importância para a melhora da condição física e força funcional.

Reabilitação Integral

Saúde integral é o equilíbrio entre corpo, mente e espirito. Desse modo, se um desses três componentes não está saudável, o indivíduo não estará saudável.

Regeneração

Para poder haver um bom desenvolvimento muscular, é necessário que haja uma boa regeneração após os estímulos musculares. Essa regeneração começa através de alongamentos e técnicas de relaxamento muscular, passa por uma boa nutrição e termina com o repouso adequado.

AVALIAÇÃO FÍSICA

Avaliação global e funcional, com diversos testes de mobilidade e força funcional para verificação do atual estado de condicionamento físico do praticante. A avaliação é a base para a elaboração da estratégia a ser seguida durante o tratamento/treinamento. A cada 6 meses, uma reavaliação será realizada para comparação dos resultados.

PERIODIZAÇÃO

Organização do tratamento/treinamento em períodos e etapas com objetivos, orientações e características particulares, o que implica a definição de procedimentos e orientações específicas. É o planejamento da sua evolução.

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Liberação Miofascial é uma técnica segura e eficiente de terapia manual. Envolve a aplicação de pressão, calor e mobilização do tecido conjuntivo para restaurar as propriedades viscoelasticas e estruturais da fascia. Refere-se à ação de destravar e reequilibrar os músculos (mio) e seus envelopes de tecido conjuntivo (fáscias). Usada em disfunções miofasciais, dinsfunções cinéticas e dinsfunções de alinhamento postural.

DESAFIOS MENSAIS

A cada mês um exercício ou postura utilizados nos métodos Pilates e Treinamento Funcional é escolhido para ser o “Desafio do Mês”. Todos conseguem fazer, resguardando suas limitações, pois o exercício/postura será trabalhado durante todo o mês, para que o praticante consiga realizá-lo da melhor maneira possível, com qualidade no movimento.

ALUNO DESTAQUE

O aluno/paciente que obtiver um bom desempenho nos exercícios, apresentar bons resultados e tiver uma boa frequencia e assiduidade durante o mês será indicado pelo seu profissional para o prêmio de “Aluno Destaque” do mês, o qual será decidido através de sorteio realizado entre todos os indicados de cada profissional onde o vencedor receberá um prêmio.

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Depoimentos

Veja o que nossos alunos relatam de nossos serviços

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