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TREINAMENTO FUNCIONAL

treino-funcional-fozÉ um programa de treinamento individualizado e específico que busca melhorar a qualidade de vida, prevenir lesões e melhorar o condicionamento físico dos seus praticantes, pois consiste em realizar exercícios para melhorar a eficiência do movimento durante as tarefas do dia a dia ou do esporte, utilizando equipamentos específicos ou o próprio peso corporal. O sistema de treinamento funcional está focado em padrões de movimento: puxar, empurrar, agachar, levantar, girar, caminhar, correr e saltar. O Treinamento Funcional é utilizado atualmente como base da preparação física em praticamente todos os esportes. Aliado à uma boa dieta, pode-se emagrecer ou aumentar a massa muscular, dependendo dos objetivos do praticante, trazendo como consequência um corpo forte, resistente, saudável e bonito.

Quero Saber mais sobre treinamento funcional:

Perguntas Frequentes

O que é

É um programa de treinamento individualizado e específico que busca melhorar a qualidade de vida, prevenir lesões e melhorar o condicionamento físico dos seus praticantes, pois consiste em realizar exercícios para melhorar a eficiência do movimento durante as tarefas do dia a dia ou do esporte, utilizando equipamentos específicos ou o próprio peso corporal. O sistema de treinamento funcional está focado em padrões de movimento: puxar, empurrar, agachar, levantar, girar, caminhar, correr e saltar. O Treinamento Funcional é utilizado atualmente como base da preparação física em praticamente todos os esportes.

Treinamento Funcional emagrece?

Sim, desde que seja aliado à uma boa dieta de reeducação alimentar. O treino pode ter características predominantemente metabólicas, dando ênfase ao gasto calórico e perda ponderal (emagrecimento).

Quem pode praticar?

Todos, desde que não tenham nenhuma restrição médica. Como o propósito do Treinamento Funcional é resgatar a funcionalidade e melhorar a eficiência dos movimentos, não há restrições de idade ou gênero.

Posso melhorar minha performance esportiva com o Treino Funcional?

Sim. A maioria dos esportes de alto rendimento utlizam o Treinamento Funcional como base para a preparação física de seus atletas, já que os exercícios melhoram a qualidade e a eficiência dos movimentos, aumentando o nível de performance dos atletas. Além disso, ajudam a prevenir lesões, pois ajudam a fazer um equilíbrio muscular.

Quero ganhar músculos, é possível hipertrofiar os músculos com o Treinamento Funcional?

Sim. Os fundamentos utilizados no Treinamento Funcional são os mesmo utilizados para o treinamento desportivo, desta forma, pode-se priorizar o ganho de força, de massa muscular (hipertrofia), perda ponderal (emagrecimento), condicionamento físico etc.

Treinamento Funcional é igual ao CrossFit®?

Não. CrossFit é um método baseado no treinamento funcional, porém é uma marca, com metodologia própria.

Treinamento Funcional é o mesmo que Core 360?

Não. Core 360º é uma marca, uma empresa que forma profissionais no seu método de treinamento funcional.

Treinamento Funcional é o mesmo que Circuito Funcional, como existe nas academias?

Não. O circuito é um método de treino, uma forma de combinar vários exercícios para dar ênfase em estímulos metabólicos. As academias dão aulas de “circuito funcional” como uma forma de inserir o Treinamento Funcional em seu espaço.

Todos exercício realizado em base instável é treinamento funcional?

Não. O treinamento funcional se utiliza de vários exercícios em bases instáveis, com o propósito de melhorar o equilíbrio, bem como realizar uma propiocepçãodo praticante, além de melhorar o equilíbrio muscular (diferença de força entre membros ou entre diferentes músculos de um mesmo membro). A base instável deve ter algum propósito, e não pode ser utilizada para o ganho de força (agachamento com grande carga em um “jump” para aumentar a força, por exemplo).

Em quantas sessões eu vejo o resultado?

Algumas alterações, como aumento do tônus muscular e os sintomas psicológicos positivos (melhora do sono, do humor, da disposição) podem sem sentidos logo nas primeiras 8 a 10 sessões. Já as alterações físicas mais importantes, como diminuição de gordura, aumento de massa muscular e melhora do condicionamento físico geral demoram um pouco mais para aparecer, cerca de 20 a 30 sessões. Em geral, os resultados são rápidos e duradouros, mas isso depende muito do empenho do praticante, bem como fatores alheios ao método e aos profissionais, como alimentação, biotipo etc.

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