(45) 3029-1328

Sole Terapias e Pilates

ACUPUNTURA

acupuntura-sole-terapias-pilates-foz-do-iguacuA palavra acupuntura, originária do latim, consiste em, inserir agulhas em pontos estratégicos do corpo, para obter uma resposta terapêutica. Esta técnica é uma das ferramentas terapêuticas, entre a ampla medicina tradicional chinesa.

O diagnóstico da medicina tradicional chinesa é baseado no princípio de que os sintomas refletem as condições internas do organismo. Ela emprega, não somente sinais e sintomas, mas também muitas outras manifestações para formar um quadro de desequilíbrio. Por exemplo, sede excessiva, boca seca, constipação intestinal, ansiedade, insônia, entre outros, são exemplos de sintomas que refletem ao estado dos sistemas internos e devem ser considerados no diagnóstico.

Para que os desequilíbrios não ocorram, a acupuntura utiliza um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam introduzir estímulos em pontos anatomicamente definidos, a fim de obter do organismo a recuperação da saúde ou a prevenção de doença.

Existem várias indicações clínicas para acupuntura, e entre as vantagens do tratamento estão a ausência de efeitos colaterais. Entre os sintomas que podem ser tratados estão, dores na coluna, dores articulares, cefaleias, assim como problemas psicoemocionais.

Durante muito tempo, acreditou-se que o mecanismo de ação da acupuntura fosse puramente energético, no entanto, com a difusão da acupuntura no ocidente, muitos pesquisadores começaram a questionar sobre a participação de estruturas orgânicas nos mecanismos de ação da acupuntura, e o desenvolvimento de pesquisas cientificas nesta área, evidenciaram estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central.

Existem outros mecanismos de tratamento dentro dos princípios da medicina tradicional chinesa, como a acupuntura não invasiva, que usa de outros materiais para estimular os pontos de acupuntura, uma solução para as pessoas que temem às agulhas.

Há também a Auriculoterapia, onde se estimulam pontos do pavilhão auricular para se obter uma resposta reflexa cerebral terapêutica. A estimulação dos pontos auriculares gera um estímulo periférico a partir da orelha, o qual desencadeia uma série de reações neurológicas no sistema nervoso central, promovendo a liberação de substâncias como a serotonina, promovendo alívio de dores e sensação de bem estar. O estímulo é realizado através da colocação de pequenas sementes de mostarda, fixadas com esparadrapo na orelha do paciente, onde permanecem por alguns dias, é um tratamento indolor e sem efeitos colaterais.

Drª Elizabete Schallenberger

Especialista em acupuntura Crefito 185037-F

acupuntura-facial-sole-terapia-pilates-foz

Depoimentos

Veja o que nossos alunos relatam de nossos serviços

black
black
black