(45) 3029-1328

Sole Terapias e Pilates

RPG – Reeducação Postural Global

O que é o RPG?

A Reeducação Postural Global é uma técnica de fisioterapia que tem como princípio tratar o indivíduo de maneira global e personalizada, trabalhando o equilíbrio muscular e a simetria corporal. Busca-se através da propriocepção uma mudança de imagem corporal.

Como funciona o tratamento com RPG?

O tratamento é feito em consultas de 1 hora, em geral uma vez por semana, podendo ser necessário, em alguns casos, acelerar para duas vezes por semana (nas escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis, enfim, adaptações). Dependendo do problema, pode ser necessária apenas uma sessão (no caso de uma lesão recente) ou muitas (numa escoliose infantil, que terá que ser “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o crescimento). A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir. Mas logo na primeira consulta, quando se faz a primeira avaliação, pode-se ter uma primeira previsão do tempo que será necessário.

A RPG inicia com uma avaliação global, onde se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito através de posturas ativas, ou seja, o fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade). Busca-se a melhora da postura através da mudança da imagem corporal.

Em que casos a RPG é indicada?

Pode ser indicada em todas as áreas em que a Fisioterapia atua, independente da idade do paciente. Age contra dores lombares, dorsais e cervicais; lesões por esforços repetitivos (LER); desvios de coluna, dos pés e dos joelhos; enxaquecas; bursites; torcicolos; hérnias de disco; em algumas alterações respiratórias; na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto; e na proteção contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura. Seu campo de atuação é bem amplo.

Quantas sessões são necessárias, em média, para tratar um problema? 

Nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas é em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. Porém, depende muito do tipo de lesão e da assiduidade do paciente ao tratamento.

Qual profissional pode aplicar a RPG?

Somente um fisioterapeuta com treinamento em RPG pode aplicar o tratamento

Trata somente pessoas com queixas de dor?

A técnica não visa apenas a atender pacientes com dor, mas também àqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia em seu corpo. Tem como princípio à individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente) e a causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma).

Existe algum tipo de contra-indicação?

A RPG não tem contra-indicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente.

0181

Gostaria de Saber Mais?

deixe seu contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone / Whatsapp

Me de mais detalhes da sua dor ou problema

Depoimentos

Veja o que nossos alunos relatam de nossos serviços

black
black
black